O governo de São Paulo realizou nesta sexta-feira (28/3), na sede da Bolsa de Valores (B3), o leilão de concessão do Lote Alto Tietê, composto pelas linhas 11, 12 e 13 de trens urbano da capital. Com desconto de 2,57%, a concessionária vencedora foi a Comporte Participações S.A, que será responsável por 124 quilômetros de extensão de trilhos que ligam a região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, à zona leste, e Guarulhos à capital paulista. O investimento previsto do contrato é de R$ 14,3 bilhões com prazo de concessão de 25 anos.
Leia mais
Além da Comporte, o leilão teve a participação da CCR, que propôs desconto de 1,45%. Como a diferença entre as duas era maior que 20%, não houve abertura para que as duas disputassem o leilão por lances e a Comporte ficou com a vitória. O contrato deverá ser assinado até o final do primeiro semestre deste ano.
Em fevereiro do ano passado, a Comporte fez parte do grupo Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. O modal ligará São Paulo a Campinas.
O que muda em cada linha
Na Linha 13-Jade, o intervalo será reduzido para 10 minutos e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.
Já a Linha 12-Safira vai ter o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6 minutos e meio. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
Por fim, o intervalo da Linha 11-Coral será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.