Condomínio industrial high tech combina infraestrutura de fibra óptica e biotratamento de esgoto

Redação – 25.03.2019 –

Construído na Região Metropolitana de São Paulo, empreendimento tem rede GPON para telefonia e dados e adota estação de tratamento de esgoto bacteriógica

O Icon Realty Cajamar, na Região Metropolitano de São Paulo, possui dois galpões totalizando 76 mil m² e restaurante para 2,5 mil pessoas. Até aqui, nenhum diferencial em relação a outros empreendimentos similares na Grande São Paulo. O que muda no caso dele é uso combinado de novas tecnologias de telecomunicações, energia e saneamento. Seu foco de usuários inclui empresas de tecnologia – que precisam de redes estáveis de energia e de telecomunicações – e companhias flexíveis, pois o sistema de cessão de espaço é o de construções sob medida.

Vamos à infraestrutura: nas áreas comuns, o empreendimento adota o sistema fotovoltaico para iluminação, segurança com cancelas anti-intrusão/extrusão, sistema de bollards, controle de segurança em sala blindada, controle de acesso, concertina e sensores perimetrais. A tecnologia de telecomunicações e dados, por sua vez, adota a redes passivas ópticas em Gigabit, que funciona como uma rodovia para tráfego alto e bom desempenho.

O fornecimento de energia vem do linhão (rede de transmissão) da Enel (ex-Eletropaulo), que se interliga com a subestação transformadora de 138 KV (alta tensão) do empreendimento. De acordo com a Retha, administradora do condomínio, serão construídos dois circuitos, sendo um principal e outro de backup, evitando interrupções na operação. “Temos capacidade acima de 18 MVA, suficiente para atender a demanda de qualquer tipo de indústria, sem restrição, e data center de grande porte”, afirma Marino Mario da Silva, diretor presidente da Retha.

O sistema de saneamento básico fecha a infraestrutura, com uma estação bacteriológica de tratamento de esgoto (ETE), menos agressiva ao meio ambiente, e sistema de tratamento e reuso de águas pluviais.