Conferência na Suécia discutirá crise mundial de água

Da Redação 25.08.2015 –

Líderes de governos, empresas e especialistas se reúnem para encontrar soluções para gestão da água.

Durante os dias 23 e 28 de agosto acontece a World Water Week 2015 (Semana Mundial da Água), em Estocolmo, capital da Suécia. O evento receberá mais de 3 mil participantes de 120 países, que representam governos, universidades, organizações internacionais e o setor corporativo, para discutir o uso da água para o desenvolvimento.

Com a disponibilidade da água afetada pelas mudanças climáticas e o aumento da população mundial, que precisa de mais alimentos, há a preocupação com a falta desse recurso em curto prazo. “Do Chifre da África e do Sahel até São Paulo, Califórnia e China, a perseverança das pessoas está sendo testada. Não podemos mais acreditar no abastecimento de água constante”, afirmou Torgny Holmgren, diretor executivo do SIWI, organizadora do evento.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, afirmou que a gestão e distribuição da água deve ser a principal preocupação da comunidade internacional ao criar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Em dezembro, em Paris, acontecerá o COP 21, onde 196 países decidirão qual o rumo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas irá tomar e buscarão assinar um novo acordo global para substituir o Protocolo de Kyoto.