Congresso da UKTI destaca importância das Smart Grids

Por Thomas Tjabbes – 1 de abril de 2014

A Conferência Redes Inteligentes da UKTI reuniu autoridades das agências reguladoras do Brasil, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), associações e empresas do setor de Smart Grids do Reino Unido. De acordo com a gerente comercial de Energia Elétrica e Renovável do UKTI no Rio de Janeiro, com Adriana de Queiroz, o Reino Unido pode ser um aliado importante do Brasil na instalação de um sistema de smart grid de grande escala. “Pela expertise e tecnologia de ponta nesse setor, as empresas britânicas poderão auxiliar muito no desenvolvimento dessas redes no país”, diz a especialista que liderou a missão das empresas no Brasil.

Ao longo do evento, os palestrantes discutiram o futuro energético do Brasil e debateram sobre as estratégias para tornar a distribuição da rede elétrica mais eficiente e sustentável. Entre os pontos discutidos no evento, as principais barreiras, incentivos e desafios para a implantação no Brasil levantaram um cenário da necessidade de modernizar o sistema e torna-lo um foco de investimentos por parte do governo brasileiro. Além disso, foi levantado que, para os consumidores, a exatidão com o sistema digital poderá trazer maior economia nos custos e maior confiabilidade quanto à estabilidade da rede.

Conheça as dez empresas que participaram da missão comercial da UKTI

Kiwi Power: Empresa responsável pela comercialização da plataforma Demand Response, aplicado em redes inteligentes para reduzir o consumo de energia elétrica na Indústria e comércio nas horas de pico. O produto é constituído de um software e hardware e trabalha de forma automatizada.

Open Energi: Gerencia e comercializa energia para organizações públicas e privadas, bem como consultoria para energia sustentável, além da comercialização e instalação de software para gerenciamento de sistemas inteligentes.

Elexon: Oferece serviços para a gestão da rede elétrica no Reino Unido, atuando com o desenvolvimento de mercados competitivos para redes inteligentes, agregação de dados e medições, perfis, desenvolvimento e administração de códigos de eletricidade, bem como liquidação financeira e faturamento.

Smart Grid GB: Associação que reúne as principais empresas e instituições ligadas às redes inteligentes no Reino Unido. Trabalham com a regulamentação, políticas públicas e planejamento do setor.

Element Energy: Trabalha com o gerenciamento e criação de soluções para os setores de distribuição, transmissão e geração de energia, bem como no desenvolvimento de soluções para armazenamento.

Sasie: Empresa dedicada à integração de sistemas de energia renovável, como a instalação de sistemas de energia solar (fotovoltaicas e térmicas), pequenas turbinas eólicas, válvulas de calor e sistemas de controle e armazenamento integrados.

CarbonTrust: O CarbonTrust foi criada em 2001 pelo Governo Britânico. A companhia é atualmente privada e independente, e desenvolveu um alto reconhecimento internacional pela sua especialidade em gestão de recursos, estratégias, pesquisas ambientais e no desenvolvimento de tecnologias de baixo teor de carbono.

CGI: Empresa de consultoria de negócios relacionados a água, gás e eletricidade. Estão presentes em 40 países e empregam mais de 69 mil especialistas. Eficiência energética, smartering e supervisão de medidores estão no escopo de serviços da empresa.

Promonlogicalis: Criado a partir de uma joint-venture entre a brasileira Promon e a britânica Logicalis, a provedora de serviços de tecnologia da informação e comunicação oferece consultoria em infraestrutura tecnológica. Atua com data centers, redes, comunicação, mobilidade, sistemas de gerenciamento de TI e outros serviços.

Sensus: A empresa desenvolve medidores inteligentes, sistemas de comunicação, softwares e serviços para as indústrias de eletricidade, água e gás. A FlexNet, uma das soluções oferecidas, faz a gestão de dados e utiliza comunicação via rádio.