Conheça 7 razões que explicam porque a tecnologia de cartão inteligente embarcado em carros (eSIM) deve ganhar espaço  

Redação – 27.08.2019 –

A Internet das Coisas (IoT) na área de mobilidade urbana vai ganhar cada vez mais espaço com o uso do eSIM, sigla que explica o uso de cartões inteligentes embarcados em veículos. O uso dos dispositivos é a base para as novas gerações de carros conectados e autônomos. De acordo com o site Enterprise IoT Insights, há sete razões para que explicam o incremento do uso do eSIM nos próximos anos. Vamos a elas:

1 | Requerimentos legais: Desde março de 2018, o sistema automático de chamadas de emergência eCall, que exige eSIM, é obrigatório para todos os carros novos na União Europeia. A Federação Russa, por sua vez, está exigindo padrões muito semelhantes a partir de 2020. Países como Brasil, China, Turquia, Índia e Emirados Árabes Unidos já promulgaram leis sobre regulamentação de telecomunicações ou estão atualmente preparando leis com exigências locais específicas. “A tecnologia eSIM desempenhará um papel fundamental para ajudar os fabricantes de veículos a reagir com flexibilidade às mudanças na legislação e na regulamentação”, afirma o site.

2 | Ótimo suporte 5G: O novo padrão 5G dará um grande impulso ao carro autônomo conectado, uma vez que oferece serviços especiais para requisitos importantes de comunicação. Para chegar com segurança ao destino sem intervenção humana, os veículos autônomos receberão conexões móveis com os menores tempos de latência. De acordo com as previsões da Machina Research, cerca de meio bilhão de veículos conectados estarão nas estradas até 2023. O eSIM desempenhará um papel crucial para o gerenciamento dessa interconexão.

3 | Logística Simplificada: A tecnologia eSIM permite que os fabricantes de automóveis instalem o perfil de rede correto remotamente na região de destino do carro e somente depois que o veículo for entregue. Isso simplifica significativamente os processos de logística para os fabricantes de automóveis. Com a crescente disseminação de carros 5G e autônomos conectados, esse aspecto se tornará cada vez mais importante.

4 | Maior confiabilidade: Os cartões SIM convencionais, que devem ser inseridos em slots específicos nos carros, estão expostos a condições ambientais adversas. Entre elas,  temperaturas extremas, umidade, corrosão ou vibrações causadas pelo motor e rotas irregulares. Os chips SIM são projetados para essas condições ambientais e estão firmemente integrados ao hardware. Portanto, eles são muito mais confiáveis ​​do que os SIMs plug-in.

5 | Conectividade segura: Os chips SIM oferecem a capacidade de armazenar certificados TLS e, assim, estabelecer conexões criptografadas com TLS para o mundo externo, seja para outros veículos ou para serviços na nuvem. Assim, eles suportam a autenticação mútua segura de carros e serviços em nuvem. Por isso, pode-se evitar que os criminosos cibernéticos possam assumir o controle do carro e colocar em risco a segurança do motorista e de outros usuários da estrada.

6 | Melhor experiência do usuário: Os cartões SIM clássicos permitem apenas o uso de um contrato de celular. Já os chips eSIM configuráveis ​​aceitam o uso alternado de vários contratos de telefonia móvel de proprietários de veículos e provedores de serviços. Isso permite que os passageiros dos veículos usem vários aplicativos de infoentretenimento nas condições de seus parceiros de contrato de telefonia móvel e aumenta a satisfação do cliente, fortalecendo sua fidelidade aos fabricantes de automóveis.

7 | Plataforma sustentável: Os recursos do carro conectado estão longe de acabar. Seu desenvolvimento acaba de começar e, para o futuro, muitos outros serviços também devem ser impulsionados pelo 5G. A lista inclui o auto-diagnóstico, seguro de carro sob medida, infoentretenimento e pagamento móvel. A tecnologia eSIM atende o carro conectado com uma plataforma flexível para fornecer a conectividade necessária para qualquer serviço, segundo avaliação do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *