Conheça sete casos de eficiência energética no Brasil

Da redação – 25.08.2016 –

Tecnologias vão de softwares a simuladores de gasto de energia até equipamento para redes e dispositivos de energia solar.

São Paulo sedia dois eventos voltados ao mercado de energia nos dias 30 e 31 desse mês: o 13° Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee) e a ExpoEficiência. Enquanto o primeiro oferece um espaço para a apresentação e discussão de temas como desenvolvimento sustentável, a ExpoEficiência reunirá os principais players do mercado. Com entrada gratuita, a feira serve de vitrine para as inovações do setor em produtos e serviços. Confira abaixo as novidades que serão apresentadas:

  1. Grupo Energia do Brasil: A Gebras mostra o Sole, sua plataforma virtual de serviços online de energia. O software disponibiliza informações sobre a utilização nos negócios dos clientes, permitindo que sejam tomadas medidas corretivas de forma ágil e precisa. Outro lançamento é o Software Faturas, específico para gerenciamento de energia elétrica e controle de faturamento, especialmente para empresas com múltiplas unidades consumidoras. A plataforma traça um panorama de comando e análise de possíveis ações com impacto significativo na redução do custo do kWh médio (o custo médio do consumo de 1kWh).
  2. Weg Motores: destaca o simulador de eficiência energética Weg See+, que reproduz a aplicação de motores de alta eficiência para reduzir o consumo na indústria. A ferramenta online mostra o potencial de economia da energia com a substituição do motor elétrico em operação, queimado ou novo, por uma linha mais eficiente, por meio de informações como potência, número de polos, quantidade de motores e horas trabalhadas.
  3. CPFL Eficiência: apresenta soluções personalizadas em eficiência energética, geração distribuída e mercado livre. No estande da companhia haverá um vídeo 360° sobre a Usina Fotovoltaica Tanquinho. A palestra “A Geração Distribuída de Energia como forma de redução de custos e segurança energética” também faz parte da programação. Nela, a CPFL Eficiência abordará como soluções integradas podem ajudar a potencializar os resultados das empresas.
  4. Gestal: lança a nova plataforma via internet do Sistema de Gerenciamento de Energia Elétrica e Utilidades. Dentre as novidades está a maior flexibilidade na navegação. A plataforma conta com funcionalidades como a emissão de relatórios e análises especializados. O lançamento da versão SmartEnergy é parte de um projeto da Gestal, que contemplará novas versões de plataformas de hardware para supervisão e controle.
  5. Cysnergy: apresenta o Cysmeter, Smart-Submeter que pode ser instalado em qualquer posição ao longo de qualquer cabo elétrico, sem a necessidade de interromper a produção em fábricas e as condições de conforto em edifícios. A solução oferece um rápido payback, segundo a empresa.
  6. Pro-Sol Energia Solar: apresenta o Acoplado Tratado, produto que se adapta a estruturas de telhado em madeira ou metálico. A solução inclui suporte do reservatório e integração com a tubulação escolhida por clientes de qualquer região do Brasil. Tem suporte técnico durante a instalação do produto e a garantia de durabilidade do mesmo.
  7. Engie: destaca seu novo modelo de negócio em Eficiência Energética, que oferece economia por medição de consumo no campo. Dentro dos contratos de Operação e Manutenção, a empresa apresenta uma novidade: a inclusão da dimensão da eficiência dentro da função O&M, modelo de recuperação de calor na produção de vapor, de eficiência em produção de ar comprimido e sistema de bombeamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *