Consórcio mexicano usa TBM de 8,7 m de diâmetro em obra de drenagem

Da redação – 13.05.2016 – 

Equipamento entrou em operação em agosto do ano passado e atingiu o Túnel Emisor Poniente (TEP) II no final de março desse ano.

Assim como outros lugares, o México sofre com inundações. Parte do problema tem sido minimizado pelas obras de drenagem, entre elas o Túnel Emisor Poniente (TEP) II, que amplia a capacidade do sistema existente, o TEP I. O novo empreendimento está sendo construído pelo consórcio Proacon México, formado pelas empresas Construcciones Aldesem e Regiomontana de Construcción y Servicios.

No final de março, a obra marcou pontos para a norte-americana Robbins Company, fabricante da TBM ou Tunnel Boring Machine, perfuratriz personalizada empregada na construção. Com diâmetro de 8.7 metros (28.5 ft), o modelo XRE emergiu num poço intermediário do TEP II, completando a jornada iniciada em agosto do ano passado, quando começou a travessia.

Segundo a fabricante, o equipamento foi escolhido em função de vários parâmetros, incluindo as condições desafiadoras do solo que seria perfurado, abaixo da região oeste do centro da Cidade do México. O traçado do túnel envolveu a passagem por seis diferentes litologias, o que exigiu a adoção de um equipamento que trabalhasse tanto com rochas resistentes como solos mistos, uma característica dos modelos híbridos como o XRE, da Robbins.

A perfuratriz, também conhecida no Brasil como tatuzão e bastante popular em obras de metrô, começou sua epopeia mexicana em agosto de 2015, tendo atingido recordes de perfuração em janeiro desse ano, quando chegou a perfurar 42,8 metros num só dia. Já a melhor semana apresentou um avanço de 185 metros. A finalização da perfuração deve acontecer ainda em 2016, quando completar 5,8 km de extensão e complementar a construção anterior (feita na década de 1970).

O túnel de drenagem servirá para prevenir as inundações recorrentes que atingem o Valle Dorado, beneficiando as cidades de Cuautital Izcalli, Tlalnepantla e Atizapan de Zaragoza, uma área com população total de 1,2 milhões de habitantes.