Construção gera pelo menos 45 mi de toneladas/ano de entulho

Da redação – 05.10.2016 –

Volume foi movimentado no ano passado, segundo Abrelpe. Entidade divulgou os números ontem em São Paulo.

O setor de construção civil sozinho produziu cerca de 45 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Traduzindo em volume diário, isso significa aproximadamente 124 mil toneladas de entulho. Os números são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e foram divulgados durante a Fimai Ecomondo 2016, evento que acontece em São Paulo até amanhã.

Segundo a Abrelpe, o volume pode ser maior, pois a entidade considera somente os resíduos coletados pelas prefeituras e não computa os materiais coletados pelos próprios geradores dos resíduos. “O entulho gerado pela construção civil não é de responsabilidade do município. A pessoa ou a empresa que o produz, deve arcar com a coleta”, explica Carlos Silva Filho, diretor- presidente da Abrelpe.

Regionalmente, o Sudeste liderou a coleta de entulho em 2015, com um índice diário de 64 toneladas. Na sequência, o Nordeste (24 t/dia) e Sul (16.6 t/dia) puxam o ranking. Já o Centro-Oeste (13.9 t/dia) e o Norte (4.7 t/dia) fecham as estatísticas de produção de entulho na construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *