Consulta pública para concessão de 234 km de rodovias em Pernambuco é aberta

Redação – 19.10.2021 – Expectativa de investimentos em melhorias, manutenção e serviços somam R$ 2,2 bilhões em 30 anos

Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), abriu uma consulta pública para escutar a sociedade sobre estudos para concessão de três trechos de rodovias. 

Com 234,6 quilômetros de extensão, o projeto engloba as rodovias PE-090, PE-050 e PE-060 e prevê melhorar a segurança e o serviço prestado aos usuários, com reflexos positivos para a economia da região. A publicação do edital está prevista para março e a realização do leilão para maio de 2022. 

A sociedade terá 30 dias para conhecer e fazer contribuições para o projeto. Os estudos, desenvolvidos desde setembro de 2020, apontam para um investimento total de R$ 1,13 bilhão nos 30 anos de prazo da concessão, além de R$ 1,12 bilhão em serviços prestados ao usuário do sistema rodoviário, incluindo, entre outros, atendimento médico e guincho mecânico. 

O sistema rodoviário a ser concedido atravessa 21 municípios de Pernambuco. O maior trecho é o da PE-090, com 107,6 quilômetros, ligando o Município de Carpina ao Município de Toritama. Já o trecho da PE-060 tem 86,5 quilômetros liga Cabo de Santo Agostinho a São José da Coroa Grande, na divisa com o Estado de Alagoas. Por fim, o trecho da PE-050 tem 40,5 quilômetros e liga Vitória do Santo Antão ao Município de Limoeiro. 

Compromissos na concessão das rodovias

Levantamento realizado durante os estudos para estruturação do projeto indicam a necessidade de implantação ou melhoria de acostamentos, reforços estruturais entre outros. Enquanto a PE-050 não dispõe de acostamento, 100% da extensão da PE-090 é dotada de pista simples, índice que chega a mais de 86% na PE-060. 

Os compromissos da futura concessionária incluem a construção de 80,7 quilômetros de implantação de multivias, com duas pistas e duas faixas de tráfego por sentido (com separador físico) e 8,1 quilômetros de terceiras faixas. Adicionalmente, serão construídas 16 novas obras de arte especiais (14 pontes e dois viadutos) e alargadas mais 37 pontes e instaladas 53,4 quilômetros de novas defensas metálicas. 

Também haverá a implantação de acostamento em 50% do trecho (118 quilômetros) que não conta com acostamento ou está em desconformidade, 38 dispositivos em interseção (cinco retornos em “X”, 11 rotatórias, 20 rotatórias alongadas e 2 trombetas), 18 km de passeios em perímetros urbanos e 86 pontos de ônibus, entre outras melhorias.