Corporações e governos poderão contratar rede óptica via satélite com link de 100Gbps

Da Redação – 18.10.2016 –

A Laser Light pretende implantar uma rede totalmente ótica de Comunicações Globais (HALO, da sigla em inglês), formatada em vários pontos satelitais e com capacidade máxima de transmissão de 7,2 Tbps. Trata-se de uma oferta nova de comunicação por rede híbrida totalmente a laser e um dos primeiros passos largos nesse sentido foi dado recentemente, quando a empresa anunciou parceria com a Equinix. Isso significa que o primeiro ponto global de presença (PoP) está sendo instalado em um data center da Equinix em Washington D.C., nos EUA, e visa oferecer links de 100Gbps, totalmente óptico e sem interrupções.

Quando estiverem em operação, os satélites HALO passarão a oferecer Satélite Ótico como Serviço (OSaaS). Essa tecnologia foi batizada de SpaceCable e deve atender empresas públicas e privadas, além de operadoras de telecomunicações em todos os locais onde a Equinix tem presença mundialmente.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Laser Light como provedores de interconexão para essa tecnologia de ponta via satélite, que aumenta consideravelmente o acesso a muitas partes do mundo que hoje não são suficientemente atendidas por redes de fibra ou sem fio”, diz Ihab Tarazi, diretor de tecnologia da Equinix. “Ao adicionar o SpaceCable como uma oferta equivalente a cabos submarinos e terrestres, clientes Equinix que estejam à procura de soluções de baixa latência para alcançar mercados novos ou emergentes terão acesso a um conjunto completo de opções para transporte de dados.”

Segundo a Equinix, a tecnologia de comunicação a laser baseada no espaço (óptica no espaço livre) é resultado de mais de 20 anos de ciência civil, investimentos federais e implantações por entidades governamentais. Ela está sendo comercializada pela primeira vez por companhias privadas, como a Laser Light e, apesar de estar inicialmente no data center da Equinix em Washington D.C., a ideia é aumentar os pontos de presença globalmente, incluindo instalações da Equinix no Reino Unido, Japão, Brasil, Austrália, Oriente Médio e Europa.

“A parceria com a Equinix permite à Laser Light se tornar uma operadora global verdadeiramente de primeira linha, com acesso a instalações e provedores locais em uma parceria completa. Além disso, a mistura de clientes Equinix, compostos por empresas, transportadoras globais e governos, permite à Laser Light estar presente no mercado de serviços de alto volume de dados nas regiões-chave ao redor do globo”, diz Robert Brumley, CEO da Laser Light.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *