Corredores metropolitanos avançam em Hortolândia

Da Redação – 17.08.2016 –

Cerca de 400 partidas diárias estão previstas na fase inicial.

Mais dois equipamentos previstos nas obras complementares do Corredor Metropolitano Biléo Soares foram entregues na semana passada na Estação de Transferência Pinheiros e na Parada Emancipação. Ambos em Hortolândia. O investimento do governo foi de R$ 117,5 milhões no trecho.

Com uma área de plataforma que totaliza 840m², a Estação Pinheiros está localizada no canteiro central da avenida Olívio Franceschini. Dispõe de 24 paraciclos, facilitando a mobilidade dos usuários que preferirem percorrer um trecho do itinerário de bicicleta. Na fase inicial de operação, vai receber diariamente cerca de 10 mil usuários que utilizarão oito linhas municipais e intermunicipais. Serão 400 partidas diárias incluindo serviços dentro do município e de ligação com Campinas e Sumaré.

A Parada Emancipação, também na avenida Olívio Franceschini, conta com uma área de plataforma de 450m² e 16 paraciclos instalados.

Linhas que atenderão no início da operação da ET Pinheiros

Metropolitanas
– 698TRO Hortolândia (T.M. Hortolândia) – Campinas (T.M. Prefeito Magalhães Teixeira) via Hortolândia (Jardim Campos Verdes e Estação de Transferência Pinheiros)
– 741TRO Hortolândia (T.M. Hortolândia) – Campinas (T.M. Prefeito Magalhães Teixeira) via Hortolândia (Estação de Transferência Pinheiros)
– 668 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) – Hortolândia (Rosolem) via Hortolândia (Estação de Transferência Pinheiros)
– 746TRO Hortolândia (Estação de Transferência Pinheiros) – Campinas (UNICAMP) via Campinas (Shopping Parque Dom Pedro I

Municipais

– 310 Terminal Metropolitano – Intersaúde x Centro de Especialidades – via Centro
– 311 Jd. Santa Clara Lago x Centro via Terminal Metropolitano e Jd. Campos Verdes
– 340 Jd. Santa Esmeralda x Terminal Metropolitano – via UPA Jd. Rolosem e Estação Pinheiros
– 341 Jardim Adelaide x Terminal Metropolitano – via Câmara Municipal
Corredor Biléo Soares
Em agosto de 2016 será publicado o edital para escolher a empresa que vai finalizar o trecho Nova Odessa – Americana – Santa Bárbara D’Oeste do Corredor Biléo Soares. As obras foram interrompidas devido ao não cumprimento de prazos por parte da empresa que teve o contrato rescindido pela EMTU/SP, segundo o governo do Estado. O reinício está previsto para janeiro de 2017 e o término para o 2º trimestre de 2018.
O Corredor tem 19,7 km concluídos, compreendendo o Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, com a Estação de Transferência Anhanguera e paradas Balão do Tavares e Alberto Sarmento; 3 km de faixa exclusiva (Campinas); Terminal de Integração (Hortolândia); Estação de Transferência (Americana); Terminal Metropolitano de Americana em operação parcial; 5 km ciclovia (Hortolândia); Rodoterminal de Santa Bárbara d’Oeste; Terminal Rodoviário de Nova Odessa; 5,7 km de viário da av. Ampélio Gazetta (Nova Odessa), sendo 5 km de corredor exclusivo de ônibus com seis paradas e uma estação de transferência.

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