CPFL ganha agilidade no processamento de contas de energia

Da Redação – 19.11.2015 – 

Empresa adota novo sistema de armazenamento de informações e agiliza em 37% o processamento diário, além de ganhar viabilidade para atender novos clientes.

O crescimento de 25% no número de consumidores (2 milhões de novos clientes) levou a CPFL Energia a adotar um novo sistema de armazenamento de dados que não sobrecarrega a contabilização noturna das contas de energia. A solução escolhida foi da IBM, com capacidade de 24 Terabytes e armazenamento em flash.

Na CPFL, todas as noites ocorre o processamento dos lotes de contas, envolvendo 400 mil faturas diariamente e um processo bastante volumoso para a infraestrutura de TI. Com a nova tecnologia, relata a IBM, a empresa também conseguiu agilidade nessa rotina, reduzindo de oito para cinco horas gastas na execução do lote de faturamento noturno das contas de energia (redução de 37%). “Teria sido impossível absorvermos os 2 milhões de novos clientes sem a nova tecnologia. Agora podemos processar com confiança as faturas diariamente, sem risco de exceder o tempo reservado e impactar o desempenho do sistema durante as horas úteis do dia”, diz Márcio Felix, gerente de TI da CPFL Energia.