Daimler Trucks estreia caminhão conceito movido a células de combustível

Redação – 18.09.2020 –

A Daimler Trucks apresentou ontem na Alemanha a estratégia tecnológica para eletrificação de veículos com propulsão por células de combustível. O conceito atende desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias. Ontem, porém, a apresentação demonstrou o caminhão conceito GenH2 Truck, da Mercedes-Benz para transporte de longas distâncias com autonomia de até mil quilômetros com um só tanque de hidrogênio.

A Daimler Trucks planeja começar testes do “GenH2 Truck” junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década. Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo está planejado para igualar o de caminhões convencionais movidos a diesel.

A Daimler Trucks também apresentou hoje, pela primeira vez, uma prévia do caminhão para longas distâncias movido exclusivamente por bateria, o “eActros LongHaul” da Mercedes-Benz, que foi projetado para cobrir rotas regulares planejáveis de maneira eficiente quanto ao consumo de energia. A Companhia planeja disponibilizar o “eActros LongHaul” para produção em série em 2024. Sua autonomia com a carga de uma bateria será de aproximadamente 500 quilômetros.