Desenvolvimento de catalizadores de combustível e energias renováveis rende prêmio milionário a acadêmico russo

Da Redação – 29.04.2016 –

combustível sustentavelO acadêmico russo e diretor do Institute of Catalysis of the Siberian Branch of RAS, Valentin Parmon, é o vencedor do prêmio Global Energy 2016, anunciado nesta semana em Moscou, Rússia. Ele está sendo condecorado com uma soma de 39 milhões de Rublos Russos (cerca de R$ 2 milhões) pelos seus desenvolvimentos de catalisadores na área de refino de petróleo e de fontes de energia renováveis.

Parmon é autor de diversas invenções com efeitos comercial e sustentável significativos. Primeiro, entre 2003 e 2006, ele apresentou novos catalisadores para produção de combustível, em particular de diesel, atendendo as normatizações do Euro 4 e Euro 5 – que abordavam reduções na emissão de gases poluentes no mercado automotivo. Nessa fase, o pesquisador recebeu cerca de 500 milhões de Rublos Russos (cerca de R$ 25 milhões) para o projeto, que rendeu catalisadores não só para motores a diesel como também a gasolina. Resultado: as aplicações de suas invenções geraram divisas de 10 bilhões de rublos rusos (20 vezes mais do que o investido).

Ele também é reconhecido por gerar combustíveis a partir de matérias-primas vegetais, como madeira e casca de arroz.

Valentin Parmon teve ainda um número significativo de reatores catalíticos solares projetados e testados sob sua supervisão na indústria química.

O especialista foi escolhido entre outros 140 candidatos pré-selecionados – a maioria da Europa – e deverá ter a sua premiação entregue pelo presidente Russo, Vladimir Putin, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, marcado para junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *