Dispositivo promete trocar correia transportadora 12 horas mais rápido

Da Redação – 01.09.2016 –

A Manserv desenvolveu um sistema de substituição de correia transportadora que promete realizar em três horas o procedimento que era feito em até 15 horas. Em suma, o procedimento que era realizado de forma manual, agora ocorre de forma mecânica, de modo que a correia antiga vai sendo tirada ao mesmo tempo em que a nova é instalada.

Segundo a empresa, ambas (a velha e a nova) as correias são grampeadas e colocadas no novo dispositivo de troca, que traciona a correia a ser retirada e a enrola, enquanto estica e vai instalando a correia nova.

“Além da segurança dos trabalhadores e da diminuição do tempo total da atividade, o desenvolvimento dessa ferramenta permeou outra meta interna, que está atrelada a responsabilidade ambiental. Os materiais usados na confecção do dispositivo partiram de itens já existentes no almoxarifado e materiais que seriam sucateados, como aço, engrenagens, correntes e motores”, diz Carlos Alberto Fernandes, diretor geral de manutenção da Manserv.

Segundo ele, além dos componentes, a mão de obra utilizada na sua confecção também foi interna, assim como o suporte da estrutura e a montagem do dispositivo. “A eficácia do projeto foi aferida após diversos testes para comprovar se o sistema atendia a necessidade previstas no início do projeto”, conclui.