Distribuidores de energia em alerta: consumidor poderá virar produtor

Por João Monteiro – 25.09.2015 –

Casas conectadas trarão novo modo de utilizar energia, de acordo com especialista da Ericsson.

Já imaginou poder produzir a própria energia elétrica e depender das concessionárias apenas para contenção em momentos de emergência? É isso que o Jo Arne Lindstad, vice-presidente de indústria e sociedade para América Latina da Ericsson, aponta para o futuro. Em congresso realizado ontem (24/9), durante o 13º Latin American Utility Week, o executivo disse que os distribuidores devem se atualizar para não perderem negócios, aumentando a capacidade de comunicação e segurança.

Segundo Lindstad, as casas conectadas trarão o conceito de microgrid, onde o consumidor utilizará soluções para produzir a própria energia, deixando a rede convencional como contenção. “A microgrid traz diversos benefícios, como o custo e maior confiabilidade, provando que o usuário se tornou consciente”, diz. Para tanto, ele cita o uso de energias renováveis, como a solar, como soluções que tornaram isso possível.

Para o executivo, as casas conectadas trarão novos players para o mercado, como grandes empresas de TI, por isso a necessidade das distribuidoras em aproveitar as oportunidades que se abrirão. “Mas novas tecnologias também trarão benefícios de medição, visualização, automação e segurança para elas”, explica.