Eletrobras ganha fôlego para investir em energia solar e eólica com green bonds

Redação com BID – 11.03.2020 –

Empresa foi certificada pelo Climate Bonds Initiative (CBI) com apoio do BID

A Eletrobras, maior empresa de geração de energia da América Latina, recebeu certificação da Climate Bonds Initiative (CBI) — organização internacional sem fins lucrativos que avalia projetos sustentáveis — e está apta a emitir títulos verdes, os chamados green bonds, para financiar projetos de geração de energia solar e eólica. O processo de certificação foi apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os títulos verdes foram criados para financiar projetos e ativos que tenham benefícios ambientais e/ou climáticos, como eficiência energética em edifícios, energia limpa, transporte com baixa emissão de carbono, manejo de resíduos, entre outros.

Tanto a oferta de títulos verdes quanto o interesse do mercado em financiá-los são crescentes no Brasil, seja por meio de fundos de investimentos ou pelo envolvimento de empresas com compromissos socioambientais. Até janeiro de 2020, foram emitidos títulos verdes brasileiros no valor de aproximadamente US$ 5,75 bilhões nos mercados nacional e internacional.

O desempenho dos títulos que venham a ser emitidos pela Eletrobras será reportado na Plataforma de Transparência de Títulos Verdes do BID, uma ferramenta dedicada a oferecer aos emissores, investidores e outros atores do mercado informações detalhadas sobre as transações, desempenho dos títulos, destinação dos recursos e impacto ambiental das emissões dos títulos no Brasil e na América Latina.

A plataforma utiliza tecnologia Blockchain (DLT) de criptografia distribuída de dados e é a primeira de sua categoria que facilita o acompanhamento e a verificação de emissão deste instrumento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *