Empresa americana finaliza expansão no Porto de Santos

Da Redação – 22.05.2017 –

Projeto envolveu segunda linha de carregamento de navios e uma quarta estação de descarregamento de caminhões, permitindo operações mais eficientes

Criada em Chicago e focada em agronegócios, inclusive no Brasil, a Archer Daniels Midland Company (ADM) finalizou seu projeto se expansão e modernização no Porto de Santos. Com a segunda linha de carregamento de navios e a quarta estação de descarregamento de caminhões, a empresa ampliou a capacidade de armazenamento para 194 mil toneladas, um incremento de 13%. A empresa também acrescentou um aumento de 33% à sua capacidade de exportação.

Outra melhoria envolve uma pegada ambiental: a redução da emissão de partículas em 80%, por meio de novas tecnologias que melhoram o transporte interno e o armazenamento de grãos. Segundo Scott Fredericksen, presidente da ADM na América do Sul, o aprimoramento do terminal “permite conectar os grãos brasileiros aos mercados globais, de maneira mais eficiente, enquanto estabelecemos um benchmark no quesito de operações sustentáveis dentro do negócio”.

A empresa também completa seus 20 anos de atuação no Brasil, de olho no crescimento estratégico. Além das mudanças no terminal de Santos, a ADM tem outro projeto em curso – a melhoria no Porto de Barcarena (Pará). Nesse caso, o objetivo é similar, ou seja, aprimorar a capacitação de transporte de colheitas. No Porto de Santos, a concessão da companhia está autorizada até 2037.