Tecnologia reduz consumo de água nas lavoras

Da Redação 16.06.2015 –

Com produtos capazes de controlar o clima de estufa, STM Telas consegue economizar até 20% de água na irrigação.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% da água potável disponível no mundo é utilizada pela irrigação na agricultura. No Brasil, o dado sobe para 72%. Tendo isso em vista, a STM Telas desenvolveu tecnologia para diminuir em até 20% o consumo desse bem nas lavouras, através de telas agrícolas que otimizam as plantações controlando as oscilações de clima.

As telas Aluminet são compostas por duas camadas de polietileno de alta densidade e uma de alumínio, utilizando tecnologia para diminuir a entrada de radiação na lavoura durante o verão. No inverno, ao deixar a tela recolhida ao longo do dia e estendida à noite, é possível atrasar a saída de ondas térmicas, preservando o calor.

As telas contribuem com o rendimento da plantação por meio do efeito de difusão de luz, determinando a intensidade luminosa, o que melhora o processo de fotossíntese. A diretora da STM, Natalia Ravanhani, explica que quanto mais luz difusa, menor a temperatura dentro da estufa. O uso da tela correta garante economia para o cultivo protegido, reduzindo os gastos com a estufa entre R$ 500 mil a R$ 800 mil por ano com técnicas de aquecimento tradicionais, além de economizar água, evitando a evaporação da mesma.

Outro produto da empresa que pode ajudar nessa economia é o Mulch Embossado, tecnologia recente de filmes voltados para o solo com maior flexibilidade e resistência da tela, permitindo melhor aderência ao solo e prevenindo a formação de bolsões de ar que podem causar a queima das raízes. O uso desse produto possibilita a redução de perda de água por evaporação em até 60%. “Essa técnica mantém a umidade do sistema radicular das plantas – zona da raiz – aumentando a reserva e absorção de água e nutrientes”, esclarece Natalia.