Empresa brasileira cria “uber de energia solar”

Redação – 05.04.2021 –

Safira Solar anuncia investimento em geração distribuída compartilhada e venda de energia por meio de aplicativo

Um novo modelo de venda de energia solar foi lançado pela recém criada Safira Solar, unidade do grupo de mesmo nome focado na gestão e geração de energia. Trata-se de uma uberização do setor de energia elétrica. Explicando: a Safira constrói e faz a gestão de fazendas solares e vende parte dessa energia para consumidores residenciais que queiram contratar o serviço. Eles compram a demanda por meio de um aplicativo e podem adicionar o cartão de crédito como forma de pagamento, da mesma forma que funciona os serviços de contratação de viagens por aplicativo. E o consumidor, é claro, não necessita instalar uma infraestrutura de energia solar fotovoltaica em sua casa para usar o serviço.

Para o diretor executivo do Grupo Safira, Mikio Kawai Junior, o mecanismo  é socialmente inclusivo por diversos fatores: permite que o consumidor obtenha um desconto de até 10% no valor da conta de luz, dá acesso à energia limpa e renovável e dispensa a compra e instalação de equipamentos fotovoltaicos próprios.

De olho nesse mercado, a companhia anunciou um investimento inicial de R$ 30 milhões em plantas fotovoltaicas de até 5 MW para Geração Distribuída (GD) Compartilhada em Minas Gerais. A previsão da Safira é construir mais 15 fazendas solares com 50 MW de potência instalada no total, e atender mais de 80 mil unidades consumidoras nos próximos anos. A empresa também planeja expandir esse modelo de negócios para outros estados .

A nova divisão solar do grupo completa o portfólio do Grupo Safira, que tem uma atuação múltipla em energia, de gestão à consultoria, passando pela geração distribuída. Se somar seus clientes todos e sua geração própria, a companhia teria cerca de 3 GW sob sua gestão. Em ativos próprios ela já possui uma fazenda solar com capacidade de 5 MW em Montes Claros (MG), cuja energia é vendida para pessoas físicas. O compartilhamento da energia solar desta usina atende mais de 7.500 unidades consumidoras residenciais e comerciais em Minas Gerais, o que abrange um universo de 30 mil pessoas. Agora, ela vai dar um passo maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *