Empresa canadense de energia solar investe em fábrica e deverá gerar 400 empregos em Sorocaba

Da Redação – 27.06.2016 –

A Canadian Solar anunciou o investimento de R$ 2,3 bilhões na instalação de uma fábrica de painéis solares em Sorocaba, no interior de São Paulo. O aporte ocorre em parceria com a também canadense Flex Internacional, segunda maior fabricante de painéis solares do mundo, e a previsão é que a fábrica comece a operar em outubro.

A operação deve gerar cerca de 400 empregos diretos e o CEO da Canadian Solar, Shawn Qu, revelou que, antes de decidir pelo investimento, houve preocupação sobre a crise política e econômica do país, o que demandou uma análise cuidadosa, resultando na informação de que o mercado de energia solar do Brasil é promissor. “Com os parceiros brasileiros, decidimos acreditar que o país vai se recuperar. Esse investimento é só o primeiro de muitos que faremos aqui”, disse.

A vinda da Canadian Solar teve apoio da Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Governo de São Paulo (Investe São Paulo), além da prefeitura de Sorocaba. Segundo Qu, a estratégia da empresa será oferecer painéis solares mais baratos que os vendidos atualmente.

Do total investido, cerca de R$ 80 milhões são de capital estrangeiro direto e restante está sendo financiado pelo BNDES, atendendo as regras de conteúdo local.