Enel começa implantação de parque solar na BA

Da redação – 05.04.2016 – 

Com investimento de US$ 175 milhões, empreendimento está dividido em duas instalações no interior do estado e deve ficar pronto no segundo semestre de 2017.

A Enel Green Power Brasil (EGPB) iniciou a ativação de mais um parque solar na Bahia, com previsão de entrada em funcionamento no ano que vem. A capacidade nominal do empreendimento – dividido em duas instalações, Bom Jesus da Lapa e Lapa – é de 158 MW. O investimento é estimado em US$ 175 milhões.

O projeto foi concedido ao Grupo Enel juntamente com dois outros empreendimentos Horizonte MP (103 MW) e Nova Olinda (292 MW) durante o Leilão de Reserva, ocorrido em agosto de 2015. Com a sinalização desses projetos, a Enel passou a ser a líder na indústria solar brasileira em termos de capacidade instalada e portfólio de projetos, na avaliação da empresa.

No caso específico do novo parque baiano, a EGPB tem um contrato de fornecimento de 20 anos que prevê a venda de volumes específicos da energia gerada pelas usinas à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

De acordo com o Grupo, “o parque solar Lapa será construído em uma área com altos níveis de radiação solar e vai contribuir significativamente para satisfazer a necessidade do Brasil por uma nova geração de energia”.

No estado da Bahia, a EGPB também está construindo a instalação de 254 MW, chamada de Ituverava, que é a maior planta solar da Enel atualmente em construção. Outro empreendimento é o projeto eólico Delfina, de 180 MW.

Além deles, a companhia já opera uma capacidade de 264 MW em geração eólica e ganhou a concessão de 172 MW adicionais, além de outros 103 MW de capacidade fotovoltaica por meio de leilões públicos.

Hoje, a EGPB possui uma capacidade instalada total de 506 MW, dos quais 401 MW são provenientes de eólica, 12 MW de solar e 93 MW de hídrica. Em execução os projetos somam 442 MW de energia eólica, 102 MW de hídrica e 807 MW de energia solar. Em novembro do ano passado, a empresa ganhou uma concessão para duas usinas hidrelétricas, com capacidade instalada total de 40 MW.

One thought on “Enel começa implantação de parque solar na BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *