Energias renováveis podem ajudar a elevar o PIB global em até US$ 1,3 trilhão

Da Redação – 22.01.2016 –

Fornitura-di-energia-da-fonti-rinnovabili-300x199Alcançar uma participação de 36% de energias renováveis no mix global até 2030 pode elevar o Produto Interno Bruto (PIB) mundial em cerca de US$ 1,3 trilhão (1,1%). Os dados são da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) e marcam a primeira estimativa global dos impactos macroeconômicos da implantação desse tipo de recurso.

Divulgado neste mês, o relatório analisa o resultado específico em alguns países caso a meta seja alcançada. O Japão, por exemplo, teria um impacto positivo sobre o PIB de 2,3%. Já em países como o Brasil, Austrália, Alemanha, México, África do Sul e Coréia do Sul, o crescimento seria de mais de 1% em cada.

Segundo a pesquisa, a maior participação das energias renováveis também traria uma gama de benefícios sociais e ambientais. Um dos principais aspectos citado pela IRENA é o aumento do nível de empregabilidade do setor, que iria dos 9,2 milhões de postos de trabalho atuais para mais de 24 milhões em 2030. Além disso, a transição reduziria as importações mundiais de carvão e de petróleo e gás, beneficiando grandes importadores como Japão, Índia, Coréia e a União Europeia.

Acesse o link para visualizar o relatório completo: http://www.irena.org/publications