Engie ganha PPP de Iluminação Pública de Petrolina (PE)

Redação – 26.11.2020 –

Proposta da empresa de energia contempla operação de 37 mil luminárias da cidade num período de 20 anos

Autointitulada maior empresa privada de energia do país, a Engie venceu o contrato de parceria pública privada (PPP) de iluminação pública em Petrolina (PE). Ela apresentou uma proposta com tarifa mensal de R$ 409,2 mil, o que representa um deságio de 67,6% frente ao limite máximo definido em edital de licitação. O contrato tem prazo de 20 anos e prevê a modernização, expansão e manutenção da infraestrutura de iluminação da cidade, beneficiando cerca de 350 mil pessoas.

O projeto foi estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e, segundo a Engie, a previsão é de um investimento significativo para modernizar todas as luminárias existentes em LED e implantar um centro de controle operacional. O escopo prevê ainda a adoção de sistemas de gestão para economizar pelo menos 50% da energia consumida pela iluminação pública do município.

A empresa deverá desenvolver a infraestrutura, implantar sistemas inteligentes de operação e monitoramento remoto para iluminação das vias públicas mais importantes da cidade. Outro destaque do projeto é a iluminação de monumentos e pontos turísticos de Petrolina, cidade que fica às margens do rio São Francisco.

“O projeto vai trazer diversos benefícios para a cidade e seus moradores, como a promoção do turismo e da atividade econômica local, mais segurança e uma melhor qualidade de vida, ressaltou Leonardo Serpa, diretor-presidente da Engie Soluções. Segundo ele, a Engie opera cerca de 350 mil pontos de luz no Brasil, com destaque para a PPP de Uberlândia que já está em fase de implantação. No mundo, o total é de 1,5 milhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *