Epiroc avança na digitalização mineral com perfuratriz automatizada

Redação – 26.04.2019 –

A Epiroc apresentou a nova versão das suas perfuratrizes SmartROC (versão D65) com mais recursos de automação. Essa é, para a empresa, uma evolução das suas ações de ditigalização em consonância com a mineração 4.0.

O equipamento é comercializado em três versões, para hastes de cinco, seis ou oito metros, e tem a capacidade de perfuração até uma profundidade de 56 metros. Ele contém martelo modelo COP M7, da marca, que permite a execução de furos de até 9 polegadas de diâmetro.

Com controle inteligente da carga do compressor e da rotação do motor, o SmartROC D65 promete otimizar o processo de jateamento com melhor fragmentação e ainda reduzir o consumo de combustível em até 20%, quando comparado com o modelo de plataforma FlexiROC do mesmo tamanho. Além disso, oferece controles multifuncionais e velocidade ajustável para melhorar o conforto do operador.

A perfuratriz vem com plataforma pronta para automação, incluindo o novo recurso Auto Feed Fold, pelo qual, pressionando um botão o operador recolhe o avanço para o deslocamento ou posicione-o para perfuração. Isso também é útil quando se opera um ou mais equipamentos de perfuração remotamente. A troca de hastes também possui mecanismos de automação.

“O SmartROC D65 realmente comprova o poder do equipamento autônomo e traz o futuro da mineração ao nosso alcance”, diz Mattias Hjerpe, gerente global de produtos da Epiroc. “Ele ajudará na redução dos custos operacionais e aumentará a produtividade”, completa.