Equipamentos inteligentes fazem a diferença na aplicação do concreto

Nelson Valêncio – 05.02.2020 –

Fabricantes mostram novos arranjos e melhoram o design de equipamentos tradicionais.

Como vitrine para os fabricantes, a WOC 2020 traz várias inovações em equipamentos usados em diversas fases da mistura à aplicação do concreto. É o caso da bomba ToughTek, da Graco, que pode ser alimentada mais próxima dos paletes de materiais, evitando que os profissionais se desloquem sem necessidade.

Outro equipamento com a mesma pegada de reduzir esforços desnecessários é o vibrador movido a bateria da Wacker Neuson. Diferentemente de vibradores movidos a gasolina, ele não expõe o operador a calor e aos gases de combustão. A inovação não termina com a forma de alimentação de energia. O dispositivo é usado como se fosse uma mochila. Isso mesmo, ele é acoplado nas costas do operador. o vibrador sem fio é indicado principalmente para a consolidação da espessura de lajes internas.

O carrinho da Specialty Productos Inc (SPI) é um coadjuvante que facilita a movimentação da equipe principal de concretagem em campo. Como? Autopropelido e movido a energia, ele carrega vários dispositivos usados na operação, como geradores e tanques recarregáveis. O gerador compacto da Makinex opera com a mesma filosofia e é considerado o menor com dual fase (23 kW, 480 volts) disponível no mercado norte-americano.

A pavimentadora da Allen Engineering Corp está em outro nível dimensional em relação aos dispositivos anteriores, mas é mais leve do que os equipamentos de sua categoria. Ela foi desenvolvida para operações versáteis, como a pavimentação de superfícies de decks de pontes e de ferrovias, ou mesmo lajes para piso. Ela é indicada para aplicação em áreas restritas e apertadas.

* O jornalista Nelson Valêncio está em Las Vegas para a cobertura do World of Concrete 2020.