A era do rádio não acabou na rodovia Nova Dutra

Da redação – 01.02.2016 – 

Emissora da concessionária é ouvida por 76% dos caminhoneiros e por 53% dos motoristas de carros de passeio que trafegam pela estrada.

Quem disse que o rádio morreu não está ouvindo a CCRFM (107,5 no dial) quando trafega pela concessionária Nova Dutra, que faz a ligação entre as duas principais cidades do país. A emissora é ouvida por 1 em cada 4 caminhoneiros e por pouco mais da metade dos motoristas comuns que fazem o trajeto da estrada. Mais do que isso, a companhia ganha com a emissora: no ano passado o número usuários que ligava para o call center da empresa para saber das condições da estrada caiu em 36% em relação a 2014. Na avaliação de João Daniel Marques, diretor da concessionária, a redução mostra a importância do serviço prestado pela CCRFM.

A diminuição também desafogou o trabalho dos 13 profissionais que se revezam no call center do centro de operações da Nova Dutra e que são responsáveis pelo atendimento de cerca de 33 mil ligações por mês. Em 2015, a central recebeu nada menos do que 602,8 mil contatos de motoristas, sendo que 65% foram ligações feitas para o disque emergência, que funciona 24 horas. Já o restante das chamadas originou-se de um dos 804 telefones distribuídos ao longo da rodovia (média de 1 a cada 1 km), os chamados call boxes. Georreferenciados, os aparelhos permitem imediatamente que a concessionária identifique em que trecho da Nova Dutra está o motorista em apuros.

O levantamento da concessionária também apurou o tipo de atendimento mais realizado pelo call center: informações sobre o tráfego ou a respeito da rodovia, que representaram 68,4% do volume total de ligações. Já o auxílio na lista, incluindo o socorro médico ou mecânico, entre outros, ficou em segundo lugar com 19,5% das chamadas. Quase 8% das ligações foram feitas pelos motoristas avisando de algum tipo de problema na rodovia e – infelizmente – 2,5% dos contatos foram trotes.