Estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja do Metrô de SP, chega a 72% de execução

Com cerca de 30 metros de profundidade, as obras estão em estágio avançado de execução, na fase de acabamentos

Por Redação

em 14 de Março de 2025
Foto: Celso Silva/Governo de SP

A estação Santa Marina, uma das com maior avanço físico da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, chegou a 72,47% de sua execução, segundo o governo estadual. Com cerca de 30 metros de profundidade, as obras estão em estágio avançado de execução, na fase de acabamentos. Os pisos de granito já foram instalados, assim como as escadas rolantes e corrimãos. O envidraçamento dos guarda-corpos também já foi realizado e atualmente está sendo feito o revestimento de paredes das áreas de acesso. Ao todo, serão 15 escadas rolantes e seis elevadores no local.

Outros serviços estão sendo executados, como a instalação de trilhos simultaneamente com a construção das plataformas de embarque, que contarão com portas de segurança para os passageiros. Na área externa, os trabalhos estão concentrados nos acessos e na passarela entre a Praça Doutor Pedro Corazza e as Avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, que conta com sete metros de altura e chama atenção de quem passa pela zona oeste da cidade.

Avanço das obras da Estação Santa Marina da Linha 6 – Laranja de Metrô. (Foto: Celso Silva/Governo de SP.)

Com fluxo estimado em 52 mil passageiros diariamente, o acesso à estação será realizado por três locais, sendo o principal localizado no corpo da estação e os demais por meio de passarelas, conectando-se também com a Universidade Paulista (UNIP). Os endereços são: Avenida Santa Marina, 1158; Praça Dr. Pedro Corazza, 613; e Avenida Marquês de São Vicente, 3065.

Linha 6-Laranja vai transportar 630 mil passageiros por dia

A Linha Universidade, como é chamada pelo concessionária Linha Uni, vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação Liberdade, na região central da cidade, transportando mais de 630 mil passageiros por dia. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos.

Na obra da Linha 6-Laranja como um todo, são mais de 10 mil funcionários trabalhando ao longo de 15,3 km de extensão, onde, até o momento, já foram instalados mais de 10 mil metros de trilhos para compor a linha que contará com 15 estações. O investimento comprometido é de mais de R $18 bilhões e é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina.