Estaleiro da Jurong Aracruz já pode receber navios de grande porte

Da redação com dados do governo do ES – 31/08/2016

Obras de dragagem ampliaram profundidade do porto de 6 metros para 16 metros. Obra foi homologada pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) na semana passada.

Espirito SantoO Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) homologou o resultado da batimetria do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) no Espírito Santo e validou as obras de dragagem realizadas em 2015 e que aumentaram a profundidade do porto de 6 metros para 16 metros. Com isso, o EJA pode receber embarcações maiores em seu cais, ou seja, participar de projetos para reparos em navios de grande porte e prestar serviços para empresas nacionais e internacionais.

O estaleiro pertence ao Grupo Sembcorp Marine de Cingapura e nasceu em 2008, projetado para atividades diferenciadas no Espírito Santo: foco no pré-sal. Na época, as expectativas de investimentos em infraestrutura naval tornaram necessária a criação de um estaleiro apropriado para suprir as demandas dessa indústria. Segundo o governo capixaba, o pré-sal exige tecnologia de ponta e produtos de qualidade para a realização de projetos ousados.

Na avaliação do EJA, sua estrutura está preparada para atender as demandas da Petrobras e do mercado mundial, incluindo fabricação de todos os tipos de embarcações offshore. As demandas de reparo e construção incluem navios do leste da África e Golfo do México, onde o Grupo Sembcorp Marine já atua. Em números, o EJA tem área total de 825.000 m², cais de 920m e capacidade de processamento para 4 mil toneladas/mês de aço. A instalação emprega ainda cerca de 2 mil trabalhadores diretos e indiretos.

“Essa homologação é um passo importante para atrair novos investimentos para o Espírito Santo, principalmente porque abre portas para oportunidades no mercado mundial”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo. Já o presidente do estaleiro, Altaf Hossain, ressaltou que a homologação foi resultado de um esforço conjunto do governo estadual, da Marinha do Brasil e da equipe do EJA.