Como, realmente, se estoca vento

Da Redação – 25.06.2018 –

GE lança plataforma de armazenamento de energia eólica e promete melhor integração entre diferentes tipos de geração para energia distribuída.

A GE lançou uma nova plataforma de armazenamento de energia oriunda de torres eólicas. Trata-se de um sistema de gestão de baterias montadas em contêineres. A solução, denominada Reservoir (reservatório, em francês) promete complementariedade da energia renovável com a tradicional, podendo melhorar o desempenho da rede na geração distribuída.

“A plataforma permite distribuição, armazenamento e utilização de energia mais limpa. Ela se adapta em praticamente todos os locais, desde sistemas de rede centralizados até comunidades mais remotas”, diz Rodrigo Salim, líder de baterias e soluções de armazenamento de Energia da GE Power. “A modularidade da solução permite que diferentes valores de potência e energia, MW e MWh, respectivamente, possam ser fornecidos aos clientes, mantendo o processo de montagem e instalação do sistema de modo simples”, complementa.

Segundo ele, com o Reservoir, é possível conectar o sistema de baterias diretamente no barramento de corrente contínua (DC) das plantas solares. “Com isso, a eficiência total do processo de armazenamento de energia, incluindo carga e descarga, pode crescer de maneira significativa, permitindo também que as perdas por sombreamento ao longo do dia, no início da manhã e no início da noite, sejam potencialmente reduzidas, pois o conversor DC-DC do sistema de baterias pode trabalhar com tensões mais baixas, carregando-as mesmo em momentos de pouca irradiação, quando não se pode injetar energia na rede”, explica o especialista.

A solução é equipada com sensores que coletam informações sobre o estado de carga, temperatura, tensão, corrente e outros fatores. Os dados podem ser enviados para um centro remoto de operações, onde modelos de degradação são utilizados.