Expo Hormingón 2015 traz cadeia do concreto para Conexpo Latin America

Por Nelson Valêncio – 22.10.2015

Promovido pelo ICH, uma espécie de ABCP chilena, encontro reúne fabricantes e prestadores de serviço.

Sebastian Garcia, chefe de Marketing do Instituto del Cemento y del Hormingón de Chile (ICH) destaca que a Expo Hermigón é um dos principais eventos do setor na América Latina e que, pela primeira vez, a iniciativa foi encampada pela Conexpo Latin America. “Evento dentro de um evento”, a Expo Hormigón reúne praticamente toda a cadeia do setor. Para Garcia, o sucesso da empreitada tem haver com a união de forças do ICH, da Câmara Chilena de la Construccion (CCHC) e da AEM, entidade norte-americana que congrega os fabricantes de equipamentos para construção.

Com forte em capacitação e treinamento, o ICH tem trabalhado em duas principais tendências de aplicação do concreto no Chile, de acordo com Garcia. A primeira tendência é o uso dos chamados pavimentos cortos ou com menor espessura, ou seja, construção de estradas com concreto, mas adotando espessuras menores. Segundo ele, o método proporciona a ativação de estradas com ciclo de vida de 30 anos, em contraponto ao de 17 anos das estradas que usam o asfalto flexível, fabricado com betume.

A outra tendência apontada pelo especialista em marketing do ICH é a criação de normas específicas para a aplicação de concreto projetado. O Instituto foi pioneiro, de acordo com Garcia, na elaboração de um guia para concreto projetado, criado a partir de normas internacionais para esse tipo de aplicação. “O manual padroniza a iniciativa e melhora a qualidade da mão de obra”, avalia. Com a edição desse ano do Expo Hormigon, Garcia tem a expectativa de atrair mais empresas para o ICH, que não tem fins lucrativos.

O jornalista Nelson Valêncio viajou a Santiago do Chile a convite da Conexpo Latin America.