Fabricante de eletrônicos atenderá ISPs

Da Redação – 17.05.2017 –

A Multilaser, que vendia seus produtos apenas no varejo, ingressa no mercado corporativo com uma linha de produtos para redes destinada aos provedores de internet (ISPs).

A expansão do segmento de provedores locais de internet, os ISPs, que estão expandindo suas redes e a oferta de serviços em regiões não atendidas pelas operadoras tradicionais, está no foco de empresas que até recentemente atendiam apenas os mercados tradicionais. Entre essas empresas está a fabricante de eletroeletrônicos Multilaser, que até recentemente atuava apenas no varejo com uma linha diversificada de produtos, que vai desde aparelhos de som, GPS para aplicação veicular e consoles para videogame, até telefones celulares, smartphones, tablets e pen drives, entre outros.

De olho na demanda do mercado corporativo, a empresa criou uma divisão dedicada exclusivamente à oferta de produtos para aplicação profissional. “Queremos atender esses clientes com uma linha completa e que supra todas as suas necessidades, desde a rede do usuário final até a central do provedor”, diz Glayton Martinelli, gerente comercial de conectividade da Multilaser.

Para isto, a empresa lançou o roteador RE176, que atinge 300 Mbps de velocidade e conta com quatro portas LAN e uma porta WAN. Indicado para instalação no acesso ao usuário final, o equipamento opera com protocolo IPv6 e oferece acesso remoto via Telnet, possibilitando que o ISP realize as configurações remotamente. Além desse roteador, a linha profissional da Multilaser conta ainda com switches, splits, conectores, atenuadores de sinal e cabos ópticos.

Fornecidos pela FiberHome e por outro fabricante chinês, os cabos serão disponibilizados em três modelos diferentes de fibras e oito variações, com um máximo de 12 fibras. De acordo com Martinelli, os produtos já estão homologados junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e foram testados por provedores de internet como a PlugNet, RadiusNet, ClickNet e AmperNet. À exceção das fibras ópticas, os demais produtos serão fabricados na unidade industrial da Multilaser, em Extrema (MG).

As expectativas de Martinelli são de que a nova linha de produtos gere um volume anual de negócios na faixa de R$ 100 milhões. O valor pode ser considerado pequeno diante do faturamento registrado pela empresa em 2016, que foi de R$ 1,3 bilhão, mas a estratégia ajuda a diversificar a atuação da fabricante. “Nossa meta é atingir a liderança nesse segmento, especialmente no de roteadores”, diz o executivo.

Ele destaca que a Multilaser já ocupa a liderança no varejo em produtos como tablet, som automotivo e pen drive, além de figurar como a segunda marca de roteadores mais vendida no país, com um market share de 25%. Para atingir suas metas, a empresa montou uma equipe voltada ao atendimento técnico e comercial dos ISPs, com a contratação de profissionais oriundos desse mercado. No mercado de varejo, ela atua com uma rede de cerca de 230 distribuidores.