Ferramentas inteligentes auxiliam prefeituras no gerenciamento de obras

Da redação – 13.04.2016 – 

As cidades de Olímpia e São José do Rio Preto, ambas localizadas no interior de São Paulo, estão investindo no conceito de cidades inteligentes: desde o início do ano, os dois municípios utilizam ferramentas inteligentes para auxiliar nos processos de gerenciamento dos alvarás de construção e fiscalização de obras. Só em janeiro, Olímpia aumentou a arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços) em cerca de 280% em comparação com o mesmo período de 2015 com o auxilio a solução ACTO Obras.

Segundo a Eico, criadora do sistema, a indexação de informações e documentos sobre cada obra e a possibilidade de envia-los à administração pública via formulário online são as principais características do ACTO Obras. Dessa forma, o processo de emissão de alvarás, por exemplo, ganha agilidade e permite os resultados alcançados por Olímpia, que chegou a recolher cerca de R$ 15 mil em taxas nos primeiros 30 dias do ano, quando autorizou alvarás de construção que, juntos, somaram R$ 16 milhões.

No caso de São José do Rio Preto, outra vertente da ferramenta foi adotada, o ACTO Fiscalização. Sua função é a de auxiliar na organização da agenda do fiscal de obras e gerenciar a emissão de notificações, advertências e multas. De acordo com a Eico, “o sistema opera com o gerenciamento dos serviços de Fiscalização de Obras e Posturas Municipais e de perfis cadastrais dos estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços e entidades do município”.