Ferrovia Centro-Atlântica vai receber R$ 1 bi em investimentos

VLI conseguiu financiamento em debêntures com BTG Pactual, BNDES e ABC Brasil e vai usar para expandir Ferrovia Centro-Atlântica

Por Redação

em 27 de Janeiro de 2025

A VLI Multimodal S.A. conseguiu financiamento de R$ 1 bilhão em debêntures em uma operação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o BTG Pactual e o ABC Brasil. O investimento será usado para modernização da via permanente e do material rodante e construção de pátios da Ferrovia Centro-Atlântica S.A (FCA). O BNDES subscreveu 50% do valor total (R$ 500 milhões), em tranche de mais longo prazo. Ao todo, o projeto de investimento é estimado em R$ 3,9 bilhões.

Com os recursos, a concessionária vai ampliar e modernizar sete pátios dentro da malha da FCA, que tem 7.840 km de extensão e conecta sete estados e o Distrito Federal. A VLI também vai trocar trilhos e dormentes da via (para aumentar a velocidade média e a segurança), recuperar e instalar novos guarda-corpos em pontes e passagens de pedestres, realizar melhorias no material rodante, construir uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais no Terminal Integrador Guará e fazer pagamentos de outorga.

Ferrovia Centro-Atlântica

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) é a maior ferrovia do Brasil, conectando sete estados e o Distrito Federal. Ela é a principal via de integração entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A FCA possui uma frota de aproximadamente 560 locomotivas e mais de 27.000 vagões.

O plano de investimentos da FCA, estimado em R$ 3,9 bilhões até o término da concessão em agosto de 2026, inclui:

  • Construção de sete pátios ferroviários em pontos estratégicos dos Corredores Sudeste e Leste, visando melhorar a eficiência operacional.
    Transporte Moderno
  • Manutenção de trilhos e dormentes em toda a malha ferroviária, com um aporte de cerca de R$ 600 milhões.
    Transporte Moderno
  • Modernização do material rodante, incluindo a substituição de mais de 6 mil rodeiros de vagões, com investimento estimado em R$ 100 milhões.

Já a VLI Multimodal tem como principal atividade a prestação de serviços de transporte integrado de cargas, operando por meio de plataformas logísticas integradas, combinando ativos e serviços em ferrovias, portos e terminais, para atender clientes do agronegócio, industrial e siderurgia. Em 2023, o transportou mais de 43,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) pelas ferrovias e movimentou mais de 43 milhões de toneladas úteis (TU) pelos portos.

*Com informações da Agência BNDES de Notícias.