Finep oferece crédito para projetos dos ISPs

Da Canaris Informação Qualificada – 02.06.2017 –

Órgão do governo federal lança linha de financiamento para a aquisição de equipamentos em projetos de infraestrutura de redes, mas veta crédito a fibras ópticas.

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do governo federal para investimentos em tecnologia e inovação, anunciou a criação de uma linha de financiamento para a compra de equipamentos de telecomunicações. Em sua participação na Abrint 2017 (Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), que aconteceu esta semana, em São Paulo, o diretor de inovação da Finep, Marcio Girão, ressaltou que a iniciativa vem de encontro à demanda de pequenas e médias empresas, como os provedores regionais de internet (ISPs), embora esteja disponível para companhias de todos os tamanhos.

“Trata-se de uma ação inédita de nossa parte, pois não estamos falando de investimento em inovação, mas no financiamento de projetos reais e em implantação pelas empresas”, destacou Girão. Os recursos destinados à linha de crédito virão do Funttel (Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) e somam um montante de 630 milhões de reais para os próximos três anos. Para acesso ao crédito, a empresa deverá submeter seu projeto de infraestrutura a uma análise da Finep e os equipamentos adquiridos devem ser de tecnologia nacional, conforme determina a Portaria 950 do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O valor do financiamento pode chegar a 80% do projeto, a partir de 500 mil reais. O prazo de carência é de 12 meses e o valor tem que ser amortizado em 24 parcelas, com juros de 7% ao ano mais TR. Apesar da ação adotada, Girão ressalta que a função da Finep não é a de ser uma financiadora, mas uma indutora de inovação. “Os investimentos nessa área não podem ser tratados como em uma obra de infraestrutura, que leva mais de um ano para a tomada de decisão, pois no setor de tecnologia as coisas evoluem muito rapidamente e não podemos ficar aguardando tanto tempo para uma ação”, ele completa.

Para justificar sua visão, Girão destaca que o setor de telecomunicações já totaliza um faturamento global de cerca de 240 bilhões de reais por ano no Brasil, além dos outros 80 bilhões de reais em receitas geradas pelo segmento de TI (tecnologia da informação). “São setores fundamentais para a economia, além de estratégicos para o desenvolvimento nacional.” No atual momento econômico, em que as empresas de telecomunicações operam em ritmo de espera no segmento de banda larga, quem está movimentando esse mercado são os provedores locais, que mais demandam acesso a linhas de financiamento.

Vale ressaltar que, entre as condições estabelecidas, o financiamento não abrange a aquisição de fibra óptica. As demais regras para acesso ao crédito serão divulgadas pela Finep no próximo dia 19, data que a entidade programou para o lançamento oficial desta ação. Segundo Girão, o órgão já está cadastrando empresas interessadas na tomada de financiamento.