Florianópolis: obras do elevado do Rio Tavares avançam no Sul da Ilha

Da Assessoria de Imprensa – 01.06.2016 –

Giro de Obras: Três dos nove vãos de estaqueamento já estão concluídos. Elevado deve ser entregue ainda este ano.

O terceiro dos nove vãos de estaqueamento de madeira que vão suportar o escoramento da estrutura do elevado do Rio Tavares já está em fase final de construção. Quando finalizado, o elevado terá 220 metros de extensão quando e fará a ligação entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras de Florianópolis, a obra do elevado tem como objetivo diminuir um dos maiores gargalos de trânsito do Sul da Ilha e deve ser entregue ainda este ano. A estrutura da obra terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.

Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas, com investimento de R$ 15 milhões para a obra e R$ 17 milhões para as desapropriações.

Em paralelo à construção da estrutura de escoramento, prossegue a prospecção arqueológica, coleta e análise de material em laboratório. Por acordo feito no início dos trabalhos, a obra só avança após total liberação do arqueólogo.

Da Assessoria de Imprensa – 01.06.2016 –

Giro de Obras: Três dos nove vãos de estaqueamento já estão concluídos. Elevado deve ser entregue ainda este ano.

O terceiro dos nove vãos de estaqueamento de madeira que vão suportar o escoramento da estrutura do elevado do Rio Tavares já está em fase final de construção. Quando finalizado, o elevado terá 220 metros de extensão quando e fará a ligação entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras de Florianópolis, a obra do elevado tem como objetivo diminuir um dos maiores gargalos de trânsito do Sul da Ilha e deve ser entregue ainda este ano. A estrutura da obra terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.

Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas, com investimento de R$ 15 milhões para a obra e R$ 17 milhões para as desapropriações.

Em paralelo à construção da estrutura de escoramento, prossegue a prospecção arqueológica, coleta e análise de material em laboratório. Por acordo feito no início dos trabalhos, a obra só avança após total liberação do arqueólogo.