Fortaleza terá nova faixa exclusiva de ônibus

Da Redação – 18.01.2016

Nova obra ligando terminais de Parangaba e Montese envolve movimentação de 190 mil passageiros/dia na capital cearense

Uma nova faixa exclusiva de ônibus começa a ser implementada pela Prefeitura de Fortaleza, interligando os terminais de Parangaba e Montese. Em termos práticos, a via liga o centro da capital aos bairros da região sul da cidade. Além de beneficiar 190 mil pessoas, a região de Parangaba tem um movimento de cerca de 26 mil veículos por dia. A obra, que deve ser iniciada na próxima segunda-feira, dia 25, tem previsão de entrega para junho desse ano.

“A Parangaba é um dos principais pontos de concentração da cidade. Este é um binário com características um pouco diferentes dos demais, porque, além do binário em si, vamos duplicar o trecho da Avenida Germano Franck, implantando faixa exclusiva para ônibus, ciclofaixa, novas estações do Bicicletar”, explica o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Segundo ele, a iniciativa também vai requalificar as vias do entorno, com novas calçadas, drenagem, iluminação, paisagismo.

Prefeito de Fortaleza anuncia nova faixa exclusiva
Prefeito de Fortaleza anuncia nova faixa exclusiva

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.

A obra envolve a duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, além de alargamento, calçadas, drenagem, serviços de terraplenagem e nova pavimentação em vias do entorno. Após a obra, a avenida passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus.

Em junho de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro binário durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio, contemplando as avenidas Santos Dumont e Dom Luiz, além das vias no entorno. De lá para cá, Fortaleza já conta com seis binários implantados, com novas ordenações de trânsito para otimizar os deslocamentos do transporte público e proporcionar maior segurança viária para pedestres e ciclistas.