FPT automatiza produção de motores de equipamentos pesados e geradores

Da Redação 07.07.2015 –

Empresa investe em robôs para otimizar fabricação de propulsores que podem ser utilizados em equipamentos pesados ou em grupos geradores.

Motor S8000 (foto: divulgação FPT industrial)
Motor S8000 (foto: divulgação FPT industrial)

A FPT Industrial modernizou sua linha de montagem de motores da Família NEF e S8000 na fábrica de Sete Lagoas (MG). Os equipamentos, utilizados em máquinas agrícolas, de construção, caminhões e geradores de energia, passaram a ser produzidos com novas tecnologias de automação industrial, em um investimento iniciado em abril de 2014. “Adquirimos robôs e apertadeiras (máquinas responsáveis pela fixação de parafusos) que elevaram a qualidade final dos nossos motores”, explica Izidro Penatti, diretor da planta da FPT Industrial na cidade.

Operados por meio de câmeras, os robôs aplicam silicone para a vedação dos componentes dos motores, enquanto as apertadeiras possuem controles para medir a força do torque e o ângulo de aplicação dos parafusos. Os dois equipamentos têm impactos diretos e positivos no processo industrial, eliminando possíveis falhas decorrentes de trabalhos manuais.

Além disso, a FPT Industrial também investiu na instalação de bancadas de testes, garantindo um processo de qualidade. “A melhoria na produtividade nos qualifica a atender com mais rapidez novos clientes”, complementa o Penatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *