Frotista de Hannover, na Alemanha, adota ônibus elétricos da Mercedes-Benz

Redação – 12.05.2021 – Uma nova geração de baterias de lítio-íon está chegando para os ônibus elétricos eCitaro da Mercedes-Benz. Na cidade de Hannover, na Alemanha, 48 ônibus urbanos (30 convencionais e 18 articulados) com a tecnologia irão compor a frota da operadora de serviços de transporte Üstra, que quer eletrificar a frota 100% até 2023.

Os primeiros eCitaro já estão operando desde setembro do ano passado. Quando receber todos os veículos elétricos, a transição pode reduzir a emissão de 3,8 mil toneladas de CO2 por ano. Além disso, ao mesmo tempo em que os ônibus vão entrando em operação, os pontos finais dos trajetos das linhas devem ser equipados com a infraestrutura necessária de carga. As garagens também serão adaptadas para acomodar os processos de logística da manutenção para os ônibus elétricos.

São José dos Campos (SP) contrata consórcio construtor e encomenda 12 ônibus elétricos para Linha Verde

“Estamos muito felizes que a ÜSTRA tenha escolhido o eCitaro G da Mercedes-Benz com a nova geração de baterias para compor a sua frota”, afirma Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “Nossos ônibus urbanos de alta tecnologia, além de mais seguros, se tornam ainda mais ecologicamente corretos e confortáveis, constituindo um marco significativo de progresso rumo a melhora da qualidade de vida nas cidades”.

Os ônibus totalmente elétricos, muito além da tecnologia, também trazem itens voltados ao bem-estar dos passageiros. Quatro portas duplas garantem mais fluidez no embarque e desembarque, apresentando faixas de luzes verdes ou vermelhas em LED que destacam as bordas do piso nas entradas. Na segunda porta do veículo há uma rampa desdobrável operada eletricamente, oferecendo mais acessibilidade aos passageiros com mobilidade reduzida. Já a parte interna garante o conforto ao fornecer assentos e encostos de bancos estofados, ar condicionado, espaço reservado para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê no entorno das portas, monitores duplos que exibem informações sobre o itinerário, entradas USB ao longo do veículo e Wi-Fi.

Os dois ônibus eCitaro G já em operação com as novas baterias de lítio-íon, apresentam uma capacidade cerca de um terço maior do que as da geração anterior, de maneira que a autonomia entre as paradas para recarga aumentou consideravelmente. Equipados com dez grupos de baterias que proporcionam uma eficácia total de 330 kWh, eles trazem pantógrafos instalados no teto, que permitem o carregamento enquanto estiverem fora da garagem. Em termos de tecnologia de segurança ativa, os veículos são equipados com Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist), Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist) e o ATC (Articulation Turntable Controller), sistema de proteção da articulação do veículo que evita o “efeito L”. Essa função é parecida com a do ESP. Além disso, ele também traz uma câmera e sinal de alarme de ré a fim de impedir acidentes nas manobras.