Furnas realiza primeiro leilão para certificado de renováveis

Redação- 08.02.2021 – 

A Eletrobras Furnas realizou na semana passada o primeiro leilão de Certificados de Energia Renovável (I-REC). O evento foi online e recebeu duas ofertas. A primeira teve como beneficiário final empresas comprometidas em abater suas emissões e a segunda por comercializador de energia. Em ambos os casos houve ágio médio superior a 50% à base do leilão.

A transferência de I-RECs aos vencedores ocorrerá em até 60 dias, contados a partir do recebimento dos valores relacionados às quantidades negociadas. Os produtos oferecidos são de fontes hídricas da empresa oriundos das hidrelétricas de Itumbiara (2082 MW) e Serra da Mesa (1275MW), ambas em Goiás.

De acordo com a Eletrobras, ao adquirir os Certificados de Energia Renováveis (I-RECs) equivalentes ao montante de energia consumida, o usuário comprova sua origem renovável. O investimento auxilia no cumprimento das metas de sustentabilidade, já que é possível o abatimento das emissões de gases de efeito estufa (escopo 2 – emissões indiretas pelo consumo de energia) no Programa Brasileiro GHG Protocol. Assim, o I-REC permite que os usuários de eletricidade façam escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo. Cada I-Rec equivale a 1 MWh de energia renovável gerada. “Furnas é pioneira no grupo Eletrobras nesta alternativa para empresas que buscam políticas mais sustentáveis, além de manter firme o comprometimento da companhia em práticas consonantes ao mercado Environmental, social and corporate governance”, diz José Alves de Mello Franco, diretor de regulação e comercialização de Furnas.

De agora em diante, Furnas planeja iniciar novas fases de negociações bilaterais com consumidores finais e comercializadores, segundo a superintendente de estudos de mercado e inovações da empresa, Fabiana Teixeira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *