GE ganha contrato para manutenção de turbina a gás de plataformas de petróleo no Brasil

Da redação – 08.09.2016 –

Divisão Oil & Gas da empresa norte-americana fecha acordo com Modec para manutenção de seis FPSOs. Outro contrato envolve fornecimento de oito turbinas para outras plataformas flutuantes montadas em navios.

A Modec, fabricante e proprietária de sistemas flutuantes de produção de óleo e gás, avançou na sua parceira com a unidade brasileira da GE Oil & Gas. O foco do acordo envolve os chamados FPSOs, plataformas montadas em navios que armazenam e fazem a descarga de combustíveis extraídos no mar antes da transferência para o continente. Um primeiro contrato inclui a manutenção das turbinas a gás de seis FPSOs durante um período de 25 anos. O outro acordo inclui o fornecimento de oito turbinas, também a gás, para novos FPSOs.

O contrato de manutenção inclui ainda a análise de dados para monitoramento e diagnóstico avançados, que ajudarão a melhorar a disponibilidade dos equipamentos e sua eficiência operacional. De acordo com a GE Oil & Gas, esse é um dos maiores contratos de serviço firmados pela multinacional americana para FPSOs até hoje e representa um novo marco na indústria offshore. As plataformas são de propriedade de consórcios compostos pela Modec e parceiros e a empresa oferece serviços de operação e manutenção para a frota, agora com maior suporte da GE.

“Este acordo reforça a liderança comprovada da GE em soluções de turbomáquinas, e como estamos bem posicionados para otimizar ativos industriais e aumentar a eficiência operacional graças a integração de recursos digitais”, disse Rogério Mendonça, Presidente & CEO da GE Oil & Gas na América Latina. Segundo ele, o contrato confirma a capacidade da companhia em estabelecer parcerias a nível local. “Junto com a nossa robusta presença no Brasil, nos permite ter o conhecimento, investimento e talentos necessários para essa operação”.

Na avaliação da GE, há uma crescente tendência no segmento de FPSOs para o estabelecimento de contratos de serviço de longo prazo, em vez do gerenciamento da manutenção de equipamentos como eventos isolados. O uso de soluções digitais no contrato permitirá que a Modec maximize sua eficiência operacional e seu rendimento de produção, além de diminuir a necessidade de mão-de-obra offshore, segundo a multinacional.

Para realizar o processo, a GE Oil & Gas usará sua base em Petrópolis, onde serão realizados os serviços de manutenção e reparo em terra se necessário. Com isso, o prazo de entrega será reduzido.