Geração solar cresce 53% na primeira quinzena de abril

Redação – 24.04.2020 –

Aumento se refere à comparação ao mesmo período de 2019, segundo Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

O consumo de energia caiu na primeira quinzena de abril segundo a CCEE quando avaliado em relação aos primeiros 15 dias de abril do ano passado. A queda foi geral. No sistema integrado, ou seja, que interliga todas as redes no país, a redução foi de 13,6% ante o mesmo período de 2019. No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), que reúne os consumidores que compram energia diretamente das distribuidoras, a queda na demanda foi de 12%. Já no Ambiente de Contratação Livre (ACL), cujos consumidores podem escolher o fornecedor da energia, diretamente ou via comercializadoras, o consumo retraiu 17%.

Apesar da queda geral, a geração solar e eólica apresentaram crescimento: a fonte solar fotovoltaica mostrou forte aceleração de geração na primeira quinzena de abril frente ao mesmo período no ano passado, avançando 53,3%, para 692 megawatts (MW) médios. Os dados preliminares, que se referem às grandes usinas e fazendas solares, estão presentes no boletim InfoMercado Quinzenal divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

A fonte eólica também apresentou avanço no período, de 23%, para 3.928 MW médios. O avanço é resultado da recente ampliação da capacidade instalada das duas fontes, com a entrada de novas usinas em operação, explica Carlos Dornellas, gerente da área de Segurança de Mercado & Informações da CCEE.

A geração hidráulica, que reúne hidrelétricas de grande e pequeno porte, teve retração de 14,4% na geração de energia na comparação anual, para 46.595 MW médios. Da mesma forma, a geração termelétrica verificou retração de 13,8% no período, para 8.052 MW médios.