Goiânia: prefeitura discute avanço em ciclovias

Da Prefeitura de Goiânia/GO – 11.05.2016 – 

Giro de Obras: reunião entre vários agentes tratou da ligação de ciclovias da T-63 e T-7 e ciclofaixa no Parque Areião

Na semana passada houve reunião, na sede da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), para discutir a implantação de ciclorrota que irá interligar as ciclovias da T-7 (Terminal Bandeiras) e da T-63 (Parque Anhanguera). Na pauta, ainda foram discutidas questões de uma ciclovia na Alameda Couto Magalhães que funcionaria como ramal entre a ciclofaixa que contorna o Parque Areião e a ciclovia da T-63.

Participaram do encontro membros da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), o coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Goiânia, Nelcivone Melo, e representantes do cicloativismo na sociedade civil.

“No começo da gestão do prefeito Paulo Garcia, Goiânia tinha estrutura cicloviária irrisória. Nós inserimos no plano de governo esse compromisso e, a partir da aceitação que o projeto recebeu da cidade, a bicicleta se torna tema obrigatório na agenda política de qualquer candidato a prefeito na capital”, comentou Nelcivone durante abertura da reunião.

Arquiteta da CMTC, Edney Bernardes de Paiva fez exposição da proposta aos presentes e recebeu considerações técnicas respectivas à área de domínio de cada participante. A Alameda Couto Magalhães receberá equipe para inspecionar as condições fitossanitárias das árvores do trecho previsto para receber a ciclovia e planejar plantio de árvores para preenchimento dos espaços em falta de vegetação. Também foram discutidas alternativas elétricas para a iluminação pública dos trechos onde será implantada ciclovia.