Governo cearense articula projeto de tancagem de 200 mil m³ para Pecém

Da Redação – 23.08.2016 –

No último dia 10, o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve em visita oficial à Holanda para tratar de novos investimentos para o Porto do Pecém. Ele reuniu em Rotterdam com Rob Nijst, presidente da Vtti Energy Partners, uma das maiores empresas de tancagem do mundo, retomando conversas com o empresário para investir na área de tancagem de combustível e gás no porto. “O projeto para o Pecém, inicialmente, seria para 200 mil m3 de tancagem, além do gás. Após a discussão de vários pontos importantes para a efetivação da parceria, já acertamos o retorno deles ao Ceará nos próximos dias para avançarmos nas negociações”, disse Santana.

O governo cearense também conheceu propostas fruto de estudos realizados pela equipe técnica do Porto de Rotterdam (PoR) para Pecém e marcou nova reunião de trabalho para setembro. “Esse próximo encontro aqui no Ceará será um avanço nos negócios entre Pecém e Rotterdam. Uma consolidação da parceria firmada em setembro do ano passado”, avaliou o secretário André Facó.

Porto do Pecém
O porto já recebeu mais de R$ 1 bilhão do governo estadual em obras de ampliação e modernização, quintuplicando a capacidade de movimentação de cargas e colocando Pecém em posição de destaque internacional, como um dos mais eficientes do mundo.
Entre as melhorias futuras estão a ampliação do Terminal de Múltiplo Uso, a construção de mais três berços (dois já concluídos), a construção de uma nova ponte, além do novo descarregador e da segunda esteira transportadora de minério de ferro.