Governo deve recuar e reabrir PSI para máquinas e equipamentos até o final do ano

Da Redação – 09.11.2015 –

Presidente da Anfavea anunciou decisão hoje durante abertura da Fenatran, mas o governo federal ainda não oficializou o processo.

Escavadeira VolvoUma decisão publicada no dia 23 de outubro alvoroçou o mercado, quando o governo federal antecipou para 30 de outubro o prazo para pedidos de obtenção do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que é o braço do BNDES para aquisição de máquinas e equipamentos com isenção de impostos. Conclusão: uma corrida descoordenada por parte dos frotistas para antecipar suas compras, resultando em falta de capacidade da indústria para atender no prazo e muitas reclamações dos agentes do setor. Hoje, todavia, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse, na abertura da Fenatran, que o governo voltou atrás e prorrogará o prazo para até o fim de dezembro.

O anúncio ainda não foi publicado no Diário Oficial e, portanto, o governo federal também não se pronuncia a respeito. Mas, como garantiu Moan, a decisão foi tomada e deverá ser oficializada nos próximos dias.

Para a Anfavea e outras entidades de classe do setor de máquinas, equipamentos e caminhões – como a Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logística (NTC&Logística) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) – a decisão é boa e deverá ajudar o mercado a se recuperar no último trimestre, mesmo que parcialmente.