Governo do MT adia leilão para concessão de rodovias para março

Serão concedidos à iniciativa privada 2,1 mil quilômetros de estradas estaduais, com um investimento previsto de R$ 8 bilhões ao longo de 30 anos

Por Redação

em 17 de Janeiro de 2025

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso (Sinfra-MT) adiou o leilão para concessão de seis lotes de rodovias estaduais, inicialmente previsto para 7 de fevereiro. A nova data está marcada para o dia 14 de março de 2025, na bolsa de valores B3, em São Paulo. A alteração atendeu a solicitações de interessados em obter mais tempo para analisar os lotes. Os editais permanecem disponíveis para consulta no site da Sinfra-MT.

Serão concedidos à iniciativa privada 2,1 mil quilômetros de estradas estaduais, com um investimento previsto de R$ 8 bilhões ao longo de 30 anos. O critério para a escolha das concessionárias será o menor valor da tarifa de pedágio, combinado com uma curva de aportes crescentes, conforme os descontos oferecidos pelos licitantes.

Entre as inovações previstas, está a implantação de pedágio free-flow, que permite a passagem sem paradas em cancelas, e a pesagem de caminhões em movimento. Além disso, o projeto deve gerar mais de 90 mil empregos, diretos e indiretos, e aumentar a arrecadação de impostos em mais de R$ 1 bilhão para os municípios.

Concessão é uma forma de aumentar investimentos em rodovias

As concessões buscam garantir a manutenção e operação de rodovias já asfaltadas, enquanto o Governo do Estado continua investindo em novos trechos. Desde 2019, mais de 4,2 mil quilômetros de rodovias foram asfaltados, mas ainda restam quase 20 mil quilômetros sem pavimentação.

A obra de maior valor licitada pela Sinfra-MT em 2024 foi para elaboração de projetos e execução das obras do lote 5 da MT-418, a antiga BR-174 em Colniza. Com um investimento de R$ 153,2 milhões, a obra para asfaltar 50,8 quilômetros da rodovia já está em andamento.

Entre outras obras de grande valor estão o asfalto da MT-247, ligando Barra do Bugres até Lambari D’Oeste, licitada por R$ 153 milhões para asfaltar 89,1 km; a pavimentação de outros 44,1 km da antiga BR-174, licitada por R$ 141,1 milhões; e o asfalto da MT-419, ligando Novo Mundo até Carlinda, licitada por R$ 103,4 milhões.

*Com informações da Sinfra-MT.