Programa Amazônia Conectada inaugura trecho de 10 km de fibra óptica

Da Redação – 17.07.2015 – 

Segundo trecho, de 200 km, está em construção e deve ser entregue em três anos.

Ministros assinam portaria conjunta (foto: Ministério das Comunicações).
Ministros assinam portaria conjunta (foto: Ministério das Comunicações).

O governo federal lançou ontem (16/7), em Manaus (AM), o Programa Amazônia Conectada, que visa utilizar os leitos de rios da Bacia Amazônica para a instalação de rede de fibra óptica. O primeiro trecho, de 10 km, foi inaugurado no mesmo dia, complementando o anel óptico da cidade.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o programa pretende implantar 7,8 mil km de cabos subfluviais e tem como objetivo garantir acesso a serviço de telecomunicações de qualidade para o interior de Amazonas, conectando 52 municípios do estado. Segundo o ministro da Defesa, Jaques Wagner, a construção de um segundo trecho de 200 km já está em andamento e tem previsão de conclusão em três anos.

Serão cinco infovias nos rios Negro, Solimões, Madeira, Purus e Juruá. Segundo o ministro, o projeto deve custar cerca de R$ 500 milhões e respeitará as medidas ambientais contra desmatamento e as terras indígenas.

Durante a solenidade, os Ministérios da Defesa, Comunicações e Ciência e Tecnologia assinaram uma portaria conjunta determinando a criação de uma política de gestão do Amazônia Conectada. Será criado um grupo de trabalho conjunto para definir qual será a atribuição de cada ministério.