Governo Federal leiloa novas áreas portuárias em São Paulo e Pará

Da redação – 05.02.2016 – 

Pacote faz parte do Programa de Arrendamento Portuário que prevê o investimento de R$ 15,8 bilhões até 2017. Total de áreas previstas é de 93 até o final desse ano. 

A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgou que 20 novas áreas portuárias devem ir a leilão ainda no primeiro semestre deste ano. Entre elas, serão ofertadas seis locais em Santos (SP) e quatro no Pará – sendo duas em Santarém, uma em Vila do Conde e, outra, em Belém.

A estratégia foi fechada em reunião realizada no dia 27 de janeiro, na qual estiveram presentes o ministro da SEP, Helder Barbalho, o diretor geral da Antaq, Mario Povia, e técnicos de ambas as instituições. De acordo com Barbalho, os editais devem ser anunciados até o dia 31 de março.

Este é o terceiro leilão de obras portuárias que acontece no Brasil. Os dois primeiros foram realizados entre dezembro e janeiro e contemplaram nove áreas.  Segundo a SEP, outras 64 devem ser ofertadas em breve, completando o lote de 93 áreas previstas para 2016.

O Programa de Arrendamentos Portuários faz parte do Plano de Investimento em Logísticas – Portos (PIL), do Governo Federal, e prevê o investimento de R$ 15,8 bi nos portos públicos mais estratégicos do país até 2017.