Governo mineiro expande programa de proteção de microbacias

Da Redação – 01.10.2015

Iniciativa tem ajudado a minimizar ameaças de ampliação da seca, com gestão hídrica adequada

Reconhecido como melhor política de gestão de recursos hídricos do mundo pela ONU, segundo a Copasa, o programa Cultivando Água Boa (CAB) pode avançar no estado. Hoje, quinta-feira, dia 01, o governo mineiro vai apresentar a iniciativa para duas cidades do sudoeste do estado – Campos Gerais e Monte Belo.

Na avaliação do diretor de Operação Sudoeste da concessionária mineira de saneamento urbano, João Bosco Senra, 20 municípios da região sudoeste demonstraram interesse em aderir ao programa, sendo que 12 já passaram pela apresentação. “Agora vamos levar a iniciativa para essas duas cidades, por solicitação de seus prefeitos”, conta.

O CAB, que foi criado pela Itaipu Binacional, envolve ações de recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e conscientização. Com a publicação do Decreto nº 46.730, de 25 de março de 2015, o governo de Minas Gerais constituiu o Grupo de Trabalho para elaborar estudos e propor a reestruturação dos programas da administração pública estadual para incorporar as boas práticas e as experiências do CAB.