Governo do Paraná abre hoje licitação para obra no porto de Paranaguá

Da Redação 21.09.2015 –

Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai investir R$183 milhões na modernização dos berços 201 e 202 e ampliação de 100 metros do berço 201.

A informação é do governo paranaense é que seria a primeira obra pública nessa área do porto em 30 anos. O investimento será bancado pela Appa, que já abriu a licitação, disponível a partir de hoje no site da entidade (www.portosdoparana.pr.gov.br). O processo será encerrado em 30 de outubro. A obra, em si, deverá estar pronta no segundo semestre de 2017.

A modernização dos berços e a ampliação do cais vão triplicar a capacidade de operação do berço 201, passando de dois milhões de toneladas por ano, para seis milhões de toneladas/ano. Cada uma das novas linhas de operação terá capacidade para carregar 2 mil toneladas de grãos por hora, com a possibilidade para receber carga de novos terminais interligados. As atuais linhas de carregamento, com mais de dez anos de uso, carregam mil toneladas por hora.

Já a ampliação do berço 201 permitirá a atracação de três navios, simultaneamente, sem restrições. Isso porque, desde a construção dos berços houve uma evolução no tamanho dos navios, sem que houvesse a ampliação do cais. “Hoje, nos berços 201, 202 e 203 atracam apenas dois navios. A ampliação do cais em 100 metros permitirá que três navios possam atracar simultaneamente nos três berços, tornando o berço 202, neste momento inoperante, em um berço ativo”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O governador do estado, Beto Richa, argumenta que os investimentos, somados à obra de reforma de 1.800 metros do cais, em execução, e ampliação do terminal de contêineres em 310 metros, já concluída, significam a reconstrução do Porto Público de Paranaguá.